AR Fenacor

Facebook

Certificação Digital

O que é Certificação Digital?

A tecnologia que oferece sigilo, agilidade e validade jurídica em transações eletrônicas.

O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

O arquivo de computador gerado pelo Certificado Digital contém um conjunto de informações que garante a autenticidade de autoria na relação existente entre uma chave de criptografia e uma pessoa física, jurídica, máquina ou aplicação.

Os Certificados Digitais são compostos por um par de chaves (Chave Pública e Privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável - a Autoridade Certificadora – AC.

As Autoridades Certificadoras emitem, suspendem, renovam ou revogam certificados, vinculando pares de chaves criptográficas ao respectivo titular. Essas entidades devem ser supervisionadas e submeter-se à regulamentação e fiscalização de organismos técnicos.

No meio físico, para que uma credencial de identificação seja aceita em qualquer estabelecimento, a mesma deverá ser emitida por um órgão habilitado pelo governo. No meio digital ocorre o mesmo - devemos apenas aceitar Certificados Digitais que foram emitidos por Autoridades Certificadoras de confiança.

A Certisign é uma Autoridade credenciada a emitir Certificados Digitais sob a hierarquia da ICP-Brasil e da ICP da Verisign, deve atender a todas as exigências que as duas entidades determinam. Dessa forma, ela torna-se uma Autoridade Certificadora segura e confiável.

Vantagens

O uso de Certificados Digitais

Utilizar Certificados Digitais, não é apenas uma obrigação legal, é também uma forma de tornar as transações eletrônicas, entre pessoas físicas, jurídicas e entidades civis ou governamentais, mais seguras, eficientes e ecologicamente corretas.

Redução de Custos

A Certificação Digital permite transformar documentos em papel em arquivos digitais que transitam pela internet e podem ser armazenados em mídias eletrônicas. Tudo isso sem perder a validade jurídica. Essa transformação promove uma grande economia em termos de produção, transmissão e armazenamento de documentos, pois reduz drasticamente o custo com impressão, transporte e espaço físico necessários para o arquivamento de documentos em papel.

Economia de tempo

Os documentos eletrônicos podem ser assinados em lotes, permitindo que centenas deles possam ser assinados em poucos segundos. A transmissão de documentos eletrônicos também é mais eficiente: com o uso da internet, é possível enviar documentos assinados digitalmente para qualquer lugar do mundo de forma instantânea.

Respeito ao Meio Ambiente

Ao eliminar o uso de papel como principal suporte físico dos processos burocráticos, o Certificado Digital se torna um relevante aliado na luta pela preservação do meio ambiente. O uso de documentos eletrônicos também contribui para reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas eliminando a emissão de gases poluentes provenientes do transporte de documentos e reduzindo sensivelmente a necessidade de construção de grandes áreas de armazenamento de papel.

Segurança

O mais importante benefício no uso do Certificado Digital é sem dúvida tornar os processos mais seguros. Além da segurança jurídica garantida pela legislação brasileira, a tecnologia empregada na certificação digital garante a autenticidade, privacidade e integridade de documentos de forma mais segura que no método tradicional em papel.

© 2017 - AR Fenacor - Todos os direitos reservados.

Av. Rio Branco, 147 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20040-006

Tel: (21) 3993-8060

Fenacor ICP Brasil Receita Federal Certsign